Laboratório Cetel / Grupo Sabin

Acessar o mapa do site Ir para o conteúdo principal

Novo Equipamento BNP

BNP - PEPTÍDEO NATRIURÉTICO TIPO B

O proBNP e o BNP (brain natriuretic peptide) são marcadores da função miocardica, sendo úteis no diagnóstico auxiliar, monitorização do tratamento e definição de prognóstico na insuficiencia cardiaca congestiva (ICC). Estes peptideos natriureticos são sintetizados e armazenados em resposta ao aumento da pressão transmural nas câmaras cardiacas. O pré-hormônio precursor do BNP é um polipeptideo de peso molecular mais alto, o proBNP. Ensaios desenvolvidos para o fragmento N-terminal do proBNP (NT-proBNP) tem se mostrado tão eficazes como o BNP para evidenciar a disfunção ventricular. Apresentam sensibilidade de 82% e especificidade de 92% para diagnóstico de ICC.

Uso : diagnóstico , prognóstico e tratamento da insuficiência cardíaca crônica (ICC). O proBNP, composto por 108 aminoácidos, é secretado principalmente pelo ventrículo, neste processo, sofre uma clivagem em BNP (77-108) fisiologicamente ativo e no fragmento N-terminal, NT-proBNP (1-76). A insuficiência cardíaca crônica é um síndrome clínico provocado pela limitação da função cardíaca de bombeamento. A gravidade da insuficiência cardíaca é classificada por fases, com base nos sintomas ( classificação de New York Association - NYHA ). Para o diagnóstico da insuficiência ventricular esquerda são utilizados testes clínicos e meios complementares de diagnósticos, como a imagiologia. O significado clínico dos peptídeos natriuréticos no controle da função do aparelho cardiovascular foi demonstrado e estudos iniciais revelam que os peptídeos natriuréticos podem ser utilizados para o diagnóstico de problemas associados a insuficiência ventricular esquerda. Nos indivíduos com insuficiência ventricular esquerda, as concentrações séricas e plasmáticas do BNP aumentam. As alterações registradas na concentração do NT-proBNP pode ser utilizadas para avaliar o sucesso do tratamento em doentes com insuficiência ventricular esquerda. Além desta aplicação pode ser útil para verificar se os sintomas tem causas cardíacas ou não cardíacas.



O exame pode ser solicitado pelo codigo CBHPM:
4.03.02.77-6 - PEPTIDEO NATRIURETICO/BNPO resultado será fornecido no mesmo dia, e em casos de urgência, em 1 hora após a coleta.

Postado em 16/01/2010

VOLTAR

Veja Também

Ver todas as notícias